segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Almoço em família

          Hoje fizemos um almoço de domingo aqui em casa com minha família e amigos. Éramos quinze à mesa.  Fiquei muito feliz em receber meu querido amigo Alan, pois havia alguns meses que eu não o via. Gosto de ver meu pai comer, ele é muito  expressivo. Gosto de gente que sente prazer em comer e come com o corpo. Sua face se transfigura numa mescla de prazer e descoberta. Não sei se vocês também gostam de observar as pessoas à mesa. Algumas pessoas comem de forma sensual, outras demonstram uma certa ansiedade, fazem caretas, outras ainda ciscam o prato , separando os alimentos  e comendo-os separadamente e tem as que fazem mexido  de  tudo. Mesclam os sabores e refazem de certa forma os pratos.  Em conversa à mesa, minha  família sempre comenta que fica difícil escolher o que comer, tamanha a variedade que faço.  Como é um enorme prazer cozinhar, rio de satisfação,  pois  para mim, difícil é fazer um prato só.  Se deixar cozinho até de madrugada. Entre outros pratos fiz   um arroz( jambalaia) que a Marlene de Montreal me ensinou  e uma sobremesa  de origem indiana. Criação minha! Meu  marido tem origem indiana e descobri os prazeres dos sabores da culinária indiana através do meu sogro. Aprendi muito! Assim  tento mesclar sabores mineiros aos sabores que já tive oportunidade de experimentar.

          Abaixo posto uma foto da sobremesa desse domingo: Creme lassi, com  cardamomo e  lascas de manga e frutas glaçadas. Aproveitei alguns discos de chocolate meio amargo que  havia usado na véspera para decorar a  sobremesa.  Deu um toque ocidental ao sabor do oriente.  Ficou levemente  picante e aromático.

          A tia Silvinha comentou que meus doces podem ser comidos em grande quantidade, pois adiciono pouco açúcar. Nesse quesito, não acompanho a culinária mineira que tanto estimo e valorizo. Os doces mineiros geralmente são bem doces. Tento fazê-los com menos açúcar possível.



Meu irmão e a Sílvia disputam pra ver quem raspa a tigela! rsrsrs

Para quem não conhece as sementes de cardamomo.

Esses foram enviados pelo meu primo que mora nos EUA.

          Segue abaixo a receita de arroz que a Marlene nos ofereceu num almoço em Montreal. Ela serviu com salada de folhas verdes com um molho de aceto balsâmico, mel e morangos, de sobremesa ela fez o melhor creme Brullé que já comi( bate todos os que comi em Paris). No fundo do ramequin ela colocou alguns mirtilos . Adoro doces cremosos que tem algumas notas ácidas ao fundo.

          Esta receita é um clássico da cozinha Créole. Jambalaya é uma palavra muito usada na música e na culinária. Na cozinha ela abrange uma gama de receitas com arroz e variados tipos de carne, tudo muito temperado e picante. A palavra é de origem seminnole( grupos indígenas que viviam na America do Norte) e significa festa.

Receita - Jambalaia

Recomendo separar todos os ingredientes  antes de começar a preparar o prato, lavar  picar os legumes e  as carnes.

Ingredientes:

350 g de arroz
200g de frango
200 g de presunto defumado ou bacon  ou chouriço
200 g de camarão ( pequeno) 100g do grande (opcional)
200 g de lingüiça defumada
100 g   de manteiga
4 dentes de alho
1 \2 pimentão verde
1\2 pimentão vermelho
1 cebola
 2 talos de salsão picado
 2 tomates maduros
2 folhas de louro
 1 \2 c chá de tomilho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
 600 ml de caldo de galinha
1 copo de vinho branco seco
Salsa picada
sal e pimenta a gosto
1 pitada de cravo em pó


Modo de Preparo:


Mistura de especiarias:  ½ colher de chá pimenta, alho esmagado,   ½ colher de chá de tomilho finamente picado ou uma pitada de herbes de Provence e o cravo.  Soque em um pilão para obter uma pasta lisa

Descasque os camarões crus e afervente-os. Reserve os maiores para  a decoração.  Esquente o óleo em uma panela e frite levemente a lingüiça.  Tempere o frango cortado em cubinhos e refogue. Reserve. Frite a cebola na metade da manteiga sem deixar dourar. Junte a mistura de especiarias e em seguida o arroz, refogue um pouco. Junte o salsão, pimentões e os tomates sem pele nem sementes. À parte, misture o caldo com o extrato de tomate e  junte ao arroz . Acerte o sal e a pimenta. Junte o caldo, mexa  e deixe cozinhar em fogo brando.  Junte a mistura de lingüiça, presunto e frango que estava reservada.  Verifique a consistência do arroz que deve ser al dente. Quando estiver quase pronto, acrescente o restante da manteiga e o vinho e o camarão. Sirva em seguida. Decore com camarões grandes previamente , aferventados temperados e refogados em azeite .

Obs.:  Algumas pessoas adicionam legumes como  cenoura.