terça-feira, 19 de abril de 2011

Receita de ovos queimados

Este post estava escrito no início de fevereiro e eu havia programado para publicá-lo após a viagem à Buenos Aires. Infelizmente não foi possível pois enquanto estávamos viajando, entraram em nossa casa e levaram alguns bens e dentre eles estava meu notebook. Pra piorar eu não havia feito back-up de nada. Perdi todos os meus arquivos, fotos enfim boa parte da memória que havia sido registrada neste três últimos anos. Fiquei arrasada! Todo o meu marteial  de suporte de abertura da empresa foi pro brejo! Bom, mas já me recuperei e estou aqui pra publicar uma receita tipicamente mineira preparada por minha deliciosa contadeira de história,  a tia Raquel. Sabe aqueles causos que só um bom mineiro sabe contar? Pois bem, eu registrei oralmente alguns deles pra postar pra vocês. Além disso fotografei a receita passo a passo do doce de ovos queimados que é especialidade da tia Raquel. Simplesmente divino! Além de ser contadeira de histórias ela é uma excelente doceira! As fotos foram tiradas na casa da Yole e o doce foi feito exclusivamente para vocês...
Espero que apreciem!
Segue abaixo a receita:


OVOS QUEIMADOS

Separe os ingredientes...

1 dúzia de ovos
2 litros de leite tipo A (melhor é o de saquinho)
350 gr de açúcar
Canela e Cravo a gosto
1 pitada de sal



Separe todos os ingredientes
 
 
Bata ligeiramnete os ovos
 

Passe os ovos pela peneira
Leve o leite para ferver
Ponha o açúcar em um tacho ou panela grossa


Caramelize o açúcar



A calda é grossa e a cor é de caramelo médio



 
Adicione os ovos batidos


Mexa delicadamente


Cuidado para não mexer muito


Deixe formar grumos grandes


Verta o leite fervido sobre a mistura dos ovos


Misture delicadamente e deixe encorpar


O ponto é esse: quando forma-se bolhas grandes
 
 
Coloque em uma vasilha com tampa e  leve à geladeira

Foto da Tia Raquel

 Deleitem-se!!!!!


 Dica: O doce fica mais gostoso de um dia para o outrro 

1 comentários:

Blog do Beagle disse...

Minha Mãe fazia ovos queimados sem o leite. Receita portuguesa e deliciosa. Tentarei a da Tia Rachel. Obrigada. Bj

Postar um comentário